quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Regresso

As férias acabaram, a escola nova já começou!

Foram 3 semanas inteiras de férias com os meus pais e irmãos.

Primeira semana:
Passada na Quinta da Meda em casa da avó Mira e do avô Horácio.
Bebi muitos sumos de laranja, com laranjas apanhadas por mim.
Corri pelos campos e dei muitos mergulhos com a mana Marta numa piscina que os meus pais improvisaram. Na piscina, eu e a Marta, tínhamos uma cantilena com coreografia. E era assim, vezes sem conta:
“Bate os pés,
Bate as mãos,
Faz clique! E atira para trás.
Falta mergulhar, falta mergulhar…”.
O meu mano Daniel emprestava-me o computador para eu ver o Noddy e também brincava muito comigo.
Adorei a Tia Luciana e a casa da Tia Luciana.
Sempre que passava pela Escola de Lourosa, dizia: "Estás a ver a escola da avó Mira, estás a ver?”
Joguei à bola com o avô Horácio. O avô Horácio passeava comigo e mostrava-me as abóboras, os tomates, os limões…
Também fui passear pelo Douro e assim conheci mais um rio, o rio Douro. Gostei muito de passar nos túneis e de ver os montes. Fui a São João da Pesqueira, a terra da minha bisavó Natália. Estive a ver a casa do meu trisavô João Prata (Pai da bisa Natália) e conheci, tal como os meus pais, o primo Marcelo e o primo Jorge. Esta viagem foi inesquecível para a Avó Mira.

Segunda semana:
A segunda semana de férias foi no Bom Velho, em casa da Avó Natália e do Avô Artur.
Logo no primeiro dia houve uma grande festa, a festa de aniversário da prima Inês, com toda a família materna.
Durante toda a semana dei muitos mergulhos, saltos e até nadei. O meu Pai foi um grande companheiro, levava-me para a parte funda e eu não tinha medo.
Aventurava-me sozinho, agarrado com as mãos na borda da piscina e depois mergulhava a cabeça dentro de água.
Nas escadas da piscina, a cantilena com a mana Marta manteve-se:
“Bate os pés, bate as mãos, faz clique e atira para trás. Falta mergulhar, falta mergulhar…”
Corri muito, subi e desci escadas mais de mil vezes, andei no escorrega vezes sem conta.
Vi o eclipse da Lua.
Fui ao Portugal dos Pequeninos e fiquei fascinado com tantas casinhas, embora aquilo que mais me agradou foi um escorrega enorme que terminava com uma queda em cima de milhares de bolinhas azuis e verdes.
Deixei de fazer cocó na fralda, mas não quero ninguém perto de mim enquanto estou neste meu momento de grande intimidade. Depois exibo orgulhosamente o cocó dentro do penico.
Fui ao Buçaco e comi alguns gelados.
Sempre que ia almoçar perguntava: Hoje é massinha, é?

O meu avô Artur gosta muito de números. Ensina-me a contar e quer que eu diga os números muito depressa. Eu já sei contar até 20 e até sonho com números. Um dia a minha mãe acordou comigo a dizer, enquanto dormia, muito depressa 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. O meu Avô também gosta muito de fazer puzzles e eu também.
A minha avó foi a companheira das correrias na estrada, enganava-a dizendo que queria ir ver a Rita e depois fugia estrada fora.
Gostei muito de brincar às sombras, ou seja, a ver a sombra do Zé e do pé grande da Avó Natália na parede do quarto.

Terceira Semana:
Passei mais uma noite em casa da avó Mira e do avô Horácio. Fomos buscar as courgetes, as laranjas, os limões que o meu avô plantou e fui outra vez a casa da tia Luciana.
O resto dos dias foram passados em Lisboa, fui a muitos parques.

Escola Nova:
3 de Setembro de 2008, foi o primeiro dia na escola nova (também dia de aniversário da Tia-Avó Neta). A minha professora chama-se Sofia e a Gracinda ajuda-a. Uso uma farda muito bonita em tons de cinzento que me fica muito bem!
Estou em adaptação. Às vezes fico a chorar de manhã.

Curiosidades actuais:
Hoje, dia 11 de Setembro, já sei contar até 40. Já sei dizer moon, smile, hello e good night.

Sem comentários: